Programa de Financiamento Estudantil (FIES)

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério de Educação e Cultura (MEC), destinado a financiar prioritariamente estudantes dos cursos de graduação. Para candidatar-se ao Fies os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva no SINAES.

O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo. O estudante poderá financiar de 50% até 100% das mensalidades de acordo com o comprometimento da renda familiar, calculado pelo próprio sistema do Fies. A taxa de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos.

Fase de utilização: Durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de carência: Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses.

Além disso, o financiamento poderá ser solicitado em qualquer período do ano. As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFIES), disponível através do site http://sisfies.mec.gov.br , onde o aluno efetiva a inscrição, imprime e entrega no UniSOCIAL, juntamente com a documentação solicitada para encaminhamento a CPSA.

Para fins de solicitação de financiamento ao FIES será exigido ao estudante ingressante (com ensino médio concluído a partir de 2010) a participação no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM ou a condição de professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica integrante do quadro de pessoal permanente da instituição pública, regularmente matriculado em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. (NR).

O Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) é uma opção para os candidatos ao FIES em que não há a necessidade de apresentação de fiadores e tem como objetivo facilitar o trâmite para a contratação do financiamento. Independente do agente financeiro escolhido, os estudantes aptos poderão fazer a opção pelo Fundo. Atualmente, são agentes financeiros do FIES a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Esta modalidade de financiamento será concedida ao estudante:

I - matriculado em curso de licenciatura;

II - que possua renda familiar mensal bruta per capita de até um salário mínimo e meio (comprovada legalmente);

III – bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) que optar por inscrição no FIES no mesmo curso em que é beneficiário da bolsa.

Acesse http://sisfiesportal.mec.gov.br/ conheça o Programa.

Documentos FIES 2019


  • (62) 3099-5094 - Rua Floriano Peixoto, nº 900 - Centro - Anápolis-GO / Atendimentos a 6ª das 13h às 22h

  • Como chegar?