Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

O que é SINAES?

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O SINAES avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

Quais são os instrumentos usados pelo SINAES?

A Autoavaliação, Avaliação Externa, Enade, Avaliação dos Cursos de Graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro).

Como são utilizadas as informações obtidas com o SINAES?

As informações obtidas com o SINAES são utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES), para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

O que é Avaliação Institucional?

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e está relacionada:

  • à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

Como é feita a Avaliação Institucional?

A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

Autoavaliação - Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES.

Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep/MEC.

 

Como é a Avaliação Institucional na Faculdade Raízes?

O Programa de Avaliação Institucional da Faculdade Raízes caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica da realidade da Instituição com a participação dos diferentes setores. Por meio de uma avaliação emancipatória e diagnóstica, o programa busca contemplar as 10 dimensões do SINAES (Sistema Nacional da Educação Superior) para a avaliação institucional.

Relatórios de Autoavaliação Institucional

Processo de Avaliação Institucional 2018/2020

Membros da CPA

Prof. Helder Lincoln Calaça
Representante do Corpo Docente

Sr. Fábio Norberto de Souza
Representante do Corpo Técnico-administrativo

Sr. Alex Ferreira Mendes de Souza
Representante Discente

Dra. Maristela Rodrigues da Silva
Representante Sociedade Civil

Dr. Djalma Maciel de Lima
Representante da Mantenedora Associação Educativa Evangélica


  • (62) 3099-5094 - Rua Floriano Peixoto, nº 900 - Centro - Anápolis-GO / Atendimentos a 6ª das 13h às 22h

  • Como chegar?