Professor da Faculdade Raízes participa de evento jurídico

24.08.2018

Representando a Faculdade Raízes, o Professor de Direito Penal da instituição e advogado criminalista Gabriel de Castro Borges Reis participou no dia 21 de agosto do 12º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizado em Brasília.

Professor Gabriel é mestrando no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (PPGIDH/UFG). O evento contou com a presença de ilustres pesquisadores e cientistas sociais do Brasil e do mundo, entre eles o prestigiado Professor e Doutor Sérgio Adorno, cujo trabalho possui grande relevância no meio acadêmico e social.

Em mesas temáticas, foram debatidos temas como Juventude e Segurança Pública, sob a  coordenação da Embaixadora da Paz Maria Paula Fidalgo; o desafio de formar os profissionais de segurança pública para o enfrentamento da violência contra a mulher, coordenada pela Drª. Juliana Martins (MESP), com as presenças de Fiona Macaulay (Universidade de Bradford), Aline Yamamoto (ONU Mulheres) e da Major da Polícia Militar do Estado da Bahia Denice Santiago.

O professor ainda teve a oportunidade de participar do lançamento do livro "A guerra - A ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil", dos autores Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias. O docente Gabriel de Castro também esteve presente na mesa redonda com o tema "Sistema Prisional e grupos criminais: diagnóstico e propostas de enfrentamento", coordenada pelo Dr. Guaracy Mingardi.

Esta última atividade contou ainda com a participação dos palestrantes Drª Juliana Gonçalves Melo, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Drª Valdirene Daufemback, membro do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT); e Drª Camila Caldeira Nunes Dias, autora do livro já citado e professora da Universidade Federal do ABC.

"O evento foi de profunda importância para o professor participante, que atualmente cursa o programa de mestrado interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG e pesquisa o sistema carcerário brasileiro e goiano, com enfoque para as relações existentes entre o Estado brasileiro e a sua população carcerária", ressaltou a diretora da Faculdade Raízes, Professora Kerllen Bonome.